sábado, 15 de abril de 2017

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia?

O Sábado Santo é o 2º dia do Tríduo Pascal e é um dia cheio de grande significado. Não é o "sábado de aleluia", mas o sábado do repouso junto do túmulo do Senhor, em que a igreja medita na Paixão, na Morte e na descida à mansão dos mortos do seu Redentor e aguarda, no jejum e na oração, a sua Ressurreição. O Sábado Santo, portanto é dia de repouso, é comemoração do tempo em que o Senhor esteve na sepultura. Passamos este sábado maior em clima de silêncio, oração e expectativa.   

A sepultura é certificação da morte de Jesus. Neste dia, a comunidade faz sua a atitude das mulheres em frente ao sepulcro (cf. Mt 27,61), numa atitude de espera, confiante na fidelidade da palavra de Jesus. 

Neste dia não há celebração dos sacramentos e a comunhão só pode ser dada como viático.
Mas é um dia de oração com salmos, leituras bíblicas e orações que nos ajudarão a entrar no mistério deste dia, a fazer dele um retiro juntamente com os que se preparam para serem batizados na Vigília Pascal. Há nas orientações da Igreja uma insistência sobre a celebração do ofício divino durante o dia de sábado.
Surpreendendo a noite, as comunidades cristãs acordam ao amanhecer com seus vibrantes aleluias pela passagem do Deus libertador: "eis o dia do Senhor!" É domingo! É a Páscoa da ressurreição! O ponto alto é a Vigília Pascal. 
O Sábado Santo é especialmente consagrado à memória da sepultura de Jesus, compreendida como sua máxima solidariedade com a nossa condição mortal. Porém, ao cair da tarde, após o por do sol, o sábado já se encerra e abre caminho para o domingo e para a Vigilía Pascal... É Ressurreição!

Nenhum comentário: