sábado, 5 de junho de 2010

O que fazer com imagens quebradas?



De repente, acontece que aquela imagem - benta ou não -  que você tem em sua casa cai e quebra! Aí meu Deus! O que fazer?

Calma! Sem escrúpulos!

É certo que devemos ter respeito e a adequada veneração as imagens pelo que elas representam: os Anjos, Santos, Nossa Senhora, Jesus Cristo...

O uso de imagens parece que já era empregado desde o Antigo Testamento, como nos mostra a Bíblia (cf. Ex 25, 17-20; 1Rs 6, 23-30; 7, 23-28s; Nm 21, 2-9; Sb 16, 5-7; Jo 3, 14-15). As imagens são como retratos, fotos, ou seja, símbolos religiosos.

Porém, quando quebradas, estragadas ou danificadas, deixam de simbolizar a realidade que representam, logo, não parece mais adequado tê-las para veneração.

Claro que se a imagem, mesmo quebrada, tem um valor afetivo - ganhou de presente de uma pessoa querida, etc - não vá se desfazer dela só porque está quebrada.  Nesse caso, o restauro é a melhor opção.

Na verdade, o restauro é sempre uma boa opção.

Mas, caso você não vá optar pelo restauro, ou não tenha como fazê-lo, não têm problema: termine de quebrar e/ou destruir a imagem. Essa é uma maneira respeitosa de se desfazer dela e de qualquer outro objeto religioso. É superstição acreditar que isso pode nos trazer algum mal. Quando for fazer o descarte no lixo, certifique-se de que tudo está em pedaços bem pequenos para que não sejam profanados. Essa é a melhor opção. É mais ecológica do que enterrar, queimar ou mesmo abandoná-las em oratórios, cruzeiros ou similares.

26 comentários:

Camilla Nunes disse...

Já recebi orientação de sacerdotes dizendo que devemos deixar na Igreja mais próxima de nós, na nossa Paróquia.

João Melo disse...

Orientação válida! O problema é que nem sempre as igrejas estão preparadas para recebe-las...

Anônimo disse...

minha image e de nossa senhora aparecida quebrou a cabeça ja faz um tempo que ta quebrada .so que hoje sismei e joguei no lixo mas estou com pena .devo pegar de volta ou nao?

João Melo disse...

Acredito que nao deva, o melhor é providenciar outra imagem, pois uma vez quebrada a imagem passa a nao ser mais sinal daquilo que representa, ao menos que pretenda restaura-la.

Unknown disse...

achei uma nossa senhora com a cabeça quebrada,nossa me deu uma dor no coraçao e restaurei ela toda. coloquei novo manto e etc..e coloquei no meu comerçio que estou vendendo .dizem que nao pode!

Anônimo disse...

Minha imagem de N.S. da Aparecida está danificada,já à substitui o que faço com ela. Falaram para mim jogar no Rio é certo?

João Melo disse...

Olá! Jogar no rio não parece a melhor opção. Uma vez que a imagem já está quebrada e não tem mais uso como objeto de devoção e piedade, ela deve ser descartada respeitosamente. Jogar objetos no rio é contrário a atitude de cuidado com a nossa casa comum. Nesse caso, a melhor opção é fazer colocar a imagem danificada no lixo, embrulhada em um jornal, mesmo feita em pedaços. Espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Huuummmm!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Mesmo eu não querendo mais as imagens posso fazer isso??

Unknown disse...

Oi quebro a coro da minha santa oq devo fazer ? Me ajude 🙏

Unknown disse...

Quebrei à coroa da minha nossa senhora o que devo fazer com ela agora

Norina Rodrigues disse...

Bdia o meu santo antonio que foi abençoado pelo padre, caiu e partiu a cabeça, o que eu devo fazer?restaura-la ou jogar fora?

Unknown disse...

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, foi encontrada no rio, sem a cabeça, que foi encontrada depois.
Foi colada e passou a ser objeto de adoração.
Se o restauro mantém todas as características da imagem, acredito que não haja impedimento de mantê-la. As imagens são avatares que facilitam nossa concentração e ligações com a divindade. O que não pode quebrar é a fé.

Unknown disse...

Bom dia. Minha ex-namorada deixou minha imagem de São Jorge cair, qdo ela estava limpando à casa. Quebrou a cabeça... como faço para despachar ???

Unknown disse...

Boa noite!,minha imagem de São Jorge caiu agora de cerâmica e tá inteiro só quebrou a pata o que devo fazer?

Unknown disse...

Me ajudem!!!!
O que faço ,estou muito triste ganhei da sogra da minha filha ...

Unknown disse...

Eu restauro imagens quebradas deixadas em cruzeiros

Unknown disse...

Eu restauro imagens quebradas deixadas em cruzeiros

Unknown disse...

Nada ver, restauro imagens deixadas no cruzeiro, vendo a preços baixos e com o dinheiro compro cestas básica para famílias carentes

Unknown disse...

Eu restauro as imagens deixadas no cruzeiro deixo as novas enfeito com pedrarias, vendo a preços baixos o dinheiro compro cestas básica para famílias carentes.faco isso há 2 anos

Unknown disse...

Oi,eu tenho uma imagem de umbanda do Sr Zé ,ela quebrou bem no pescoço,o que faço para desfazer dela mas,com o mesmo respeito de quando eu ganhei ela?

Unknown disse...

Boa noite,quebrou a coroa da minha santa nossa Senhora Aparecida, eu não vou jogar fora vou tentar arrumar e vou continuar com ela ,isso é o certo ?

Anônimo disse...

Tenho imagens de orixás em casa, e minha gatinha de estimação pulou no altar e derrubou no chão e quebrou.
Queria saber oq devo fazer?

Unknown disse...

Tenho uma imagem de São Jorge do nada quebrou onde despacho

Anônimo disse...

Não gostei, primeiro eu sou umbandista jamais quebraria uma imagem. O melhor despacho de imagens é pedir para iemanjá ou outros das águas em água corrente.

Anônimo disse...

Sou umbandista e poluir e sujar os pontos de força dos Orixás nem deveria ser cogitado. Orixás são forças da natureza e devemos zelar por isso.