Michel Temer recebeu nas vésperas da votação da PEC 241 o conselho superior da TV Rede Vida. Participaram do encontro os cardeais Orani Tempesta e Odilo Scherer, arcebispos do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, Dom Fernando, bispo emérito de Santo Amaro e conhecido pelas aparições ao lado do Pe. Marcelo Rossi, entre outros.
A reunião tratou fundamentalmente de apresentar o trabalho da Rede Vida de televisão, emissora cristã.
Vários meios de comunicação não publicaram o motivo do encontro, deixando entender que a reunião acontecia para apoiar a PEC 241 que congela gastos do governo pelos próximos anos. Essa informação não é oficial. Nenhum dos bispos declararam apoio ou repúdio às medidas do governo em exercício. O tema do encontro era outro.
A fácil associação feita pela mídia de que os cardeais apoiavam publicamente a PEC 241 se deu porque ao fim do encontro com Temer, houve um momento de oração pelo Brasil na capela do palácio do Alvorada. Se o encontro tivesse ocorrido em outra data, a repercussão seria menos negativa.
Encontros entre líderes da Igreja e governantes são comuns. A presidente Dilma Rousseff recebeu membros do clero no palácio do Alvorada diversas vezes e o mesmo acontecia com seus antecessores.