segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Roteiro de Oração pelas crianças vítimas de violência sexual

AMBIENTAÇÃO E ACOLHIDA: música instrumental, silêncio e oração.

 

SAUDAÇÃO INICIAL:

 

Leitor/a: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

Todos/as: Amém.

 

Leitor/a: Deus, vinde em nosso auxilio!

 

Todos/as: Senhor, socorrei-nos sem demora!

 

MEMORIAL PENITENCIAL: Silêncio. (Pode-se acender uma vela)

 

SALMO 68(69), 2-22.30-37

O zelo pela vossa casa me devora

Deram vinho misturado com fel para Jesus beber (Mt 27,34).


 

R.:// Em seu grande amor, respondei-nos, ó Senhor!

 

2 Salvai-me, ó meu Deus, porque as águas *
a
 o meu pescoço já chegaram! 
3 Na lama do abismo eu me afundo *
e não en
contro um apoio para os pés. 
– Nestas 
águas muito fundas vim cair, *
e as 
ondas já começam a cobrir-me!

4 À força de gritar, estou cansado; *
minha gar
ganta já ficou enrouquecida. 
– Os meus 
olhos já perderam sua luz, *
de 
tanto esperar pelo meu Deus!

5 Mais numerosos que os cabelos da cabeça, *
são a
queles que me odeiam sem motivo; 
– meus ini
migos são mais fortes do que eu; *
contra 
mim eles se voltam com mentiras!

– Por acaso poderei restituir *
alguma 
coisa que de outros não roubei? 
6 Ó Senhor, vós conheceis minhas loucuras, *
e minha 
falta não se esconde a vossos olhos.

7 Por minha causa não deixeis desiludidos *
os que es
peram sempre em vós, Deus do universo! 
– Que eu não 
seja a decepção e a vergonha *
dos que vos 
buscam, Senhor Deus de Israel!

8 Por vossa causa é que sofri tantos insultos, *
e o meu 
rosto se cobriu de confusão; 
9 eu me tornei como um estranho a meus irmãos, *
como estran
geiro para os filhos de minha mãe.

10 Pois meu zelo e meu amor por vossa casa *
me de
voram como fogo abrasador; 
– e os in
sultos de infiéis que vos ultrajam *
reca
íram todos eles sobre mim!

11 Se aflijo a minha alma com jejuns, *
fazem 
disso uma razão para insultar-me; 
12 se me visto com sinais de penitência, *
eles 
fazem zombaria e me escarnecem! 
13 Falam de mim os que se assentam junto às portas, *
sou mo
tivo de canções, até de bêbados!

14 Por isso elevo para vós minha oração, *
neste 
tempo favorável, Senhor Deus! 
– Respon
dei-me pelo vosso imenso amor, *
pela 
vossa salvação que nunca falha!

=15 Retirai-me deste lodo, pois me afundo! †
Liber
tai-me, ó Senhor, dos que me odeiam, *
e sal
vai-me destas águas tão profundas! 
=
16 Que as águas turbulentas não me arrastem, †
não me de
vorem violentos turbilhões, *
nem a 
cova feche a boca sobre mim!

17 Senhor, ouvi-me, pois suave é vossa graça, *
ponde os 
olhos sobre mim com grande amor! 
18 Não oculteis a vossa face ao vosso servo! *
Como eu 
sofro! Respondei-me bem depressa! 
19 Aproximai-vos de minh’alma e libertai-me, *
ape
sar da multidão dos inimigos!

=20 Vós conheceis minha vergonha e meu opróbrio, †
minhas in
rias, minha grande humilhação; *
os que me a
fligem estão todos ante vós! 
21 O insulto me partiu o coração; *
não supor
tei, desfaleci de tanta dor!

= Eu esperei que alguém de mim tivesse pena, †
mas foi em 
vão, pois a ninguém pude encontrar; *
procu
rei quem me aliviasse e não achei! 
22 Deram-me fel como se fosse um alimento, *
em minha 
sede ofereceram-me vinagre!

30 Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! *
Que vosso au
lio me levante, Senhor Deus! 
31 Cantando eu louvarei o vosso nome *
e agrade
cido exultarei de alegria! 
32 Isto se mais agradável ao Senhor, *
que o sacri
cio de novilhos e de touros.

=33 Humildes, vede isto e alegrai-vos: †
vosso coração reviverá, *
se procu
rardes o Senhor continuamente!

34 Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, *
e não des
preza o clamor de seus cativos. 
35 Que céus e terra glorifiquem o Senhor *
com o 
mar e todo ser que neles vive!

=36 Sim, Deus vi e salvará Jerusalém, †
reconstru
indo as cidades de Judá, *
onde os 
pobres morarão, sendo seus donos. 
=
37 A descendência de seus servos há de herdá-las, †
e os que 
amam o santo nome do Senhor *
dentro 
delas fixarão sua morada


R.:// Em seu grande amor, respondei-nos, ó Senhor!


EVANGELHO (Mt 18, 1-10)

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Quem é o maior no Reino dos céus? Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus. E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe. Mas, se alguém fizer cair em pecado um destes pequenos que crêem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó de um moinho e o lançassem no fundo do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa! Por isso, se tua mão ou teu pé te fazem cair em pecado, corta-os e lança-os longe de ti: é melhor para ti entrares na vida coxo ou manco que, tendo dois pés e duas mãos, seres lançado no fogo eterno. Se teu olho te leva ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti: é melhor para ti entrares na vida cego de um olho que seres jogado com teus dois olhos no fogo da geena. Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.

 

SILÊNCIO

 

PRECES:

Com humildade de coração, oremos a Deus, cujo amor e fidelidade perduram para sempre:

 

1.    Oremos pelas pessoas que sofreram abusos físicos, mentais, emocionais ou sexuais para
que o Senhor de toda a ternura e compaixão os restaure e lhes dê paz.

R.: Senhor tende piedade de nós!

 

2.    Oremos para que nos tornemos cada vez mais uma comunidade que protege ativamente as pessoas mais vulneráveis ​​da sociedade, especialmente nossas crianças.

R.: Senhor tende piedade de nós!

 

3.    Oremos para que o Espírito de Sabedoria ilumine as pessoas para que ponham fim aos atos de violência e abuso.

R.: Senhor tende piedade de nós!

 

4.    Oremos pelos profissionais que colaboram na cura daqueles que sofrem violência e abuso, para que Deus lhes dê uma abundância de sabedoria, compaixão e amor.

R.: Senhor tende piedade de nós!

 

 

PAI NOSSO pelas crianças vítimas de abuso sexual

Todos/as: Pai Nosso que estais nos céus!
Leitor/a: Seja tu também o pai das crianças vítimas de abuso e exploração sexual.

Todos: Santificado seja o vosso nome;
Leitor/a: Seja a tua santidade a barreira contra toda maldade humana, em qualquer lugar, em qualquer momento.
Seja o furor da tua pureza como cordas impedindo adultos de abusarem de crianças e adolescentes.

Todos/as: Venha a nós o vosso Reino;
Leitor/a: Que o teu Reino inunde cada canto escuro e insalubre do Brasil onde crianças são presas, manipuladas, exploradas.
Que brilhe como uma aurora a esperança de salvação que vem de ti! E que venha, de fato, o teu reino.

Todos/as: Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu;
Leitor/a: Que o desejo louco do pecado seja enfraquecido pela vontade poderosa do Senhor.
Que haja arrependimento e transformação nas mentes de quem abusa de crianças, mesmo que para isso seja necessário privação de liberdade e dor pelas consequências.

Todos/as: O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
Leitor/a: Que não falte sustento a crianças abusadas e exploradas.
Que a fome não seja usada como instrumento de manipulação psicológica contra elas.

Todos/as: Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido;
Leitor/a: Que não sobre ódio e que não falte perdão.
Que o Senhor cure as feridas das vítimas e também traga salvação para quem abusou delas.

Todos/as: E não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal,
Leitor/a: Que a tentação sexual não domine os corações humanos ao ponto deles seguirem em frente com suas intenções impuras contra crianças.
Que o Senhor livre-nos do mal que há dentro de nós e livre as crianças de se tornarem vítimas deste mal.

Todos/as: Porque vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.
Leitor/a: Que o Senhor nos ensine a confiar em teu poder e em tua glória, mesmo que a realidade seja tão dura.
Que o Senhor seja o Rei de cada criança vítima de abuso. Que ela encontre em ti o abrigo seguro em meio ao temporal.

(Adaptado de Lissânder Dias: http://ultimato.com.br/sites/fatosecorrelatos/2016/05/18/pai-nosso-pelas-criancas-vitimas-de-abuso-sexual/ Acesso em 17/08/2020)

 

ORAÇÃO FINAL
Deus, nossa rocha e nossa força em quem nos apoiamos,
ajudai-nos a criar uma atmosfera de confiança
que permite dizer o indizível.
Ajudai-nos a viver com nossas memórias dolorosas.
Que possamos apoiar uns aos outros e ser lugares seguros uns para os outros.
Por Cristo, Nosso Senhor.

 

CANTO

Amar Como Jesus Amou

Padre Zezinho

Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso
O que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver com Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar o fim do dia
Eu sei que eu dormiria muito mais feliz

Ouvindo o que eu falei ela me olhou e
Disse que era lindo o que eu falei. Pediu
Que repetisse, por favor, que não falasse
Tudo de uma vez. E perguntou no meio
De um sorriso o que é preciso para ser feliz

Depois que eu terminei de repetir, seus
Olhos não saiam do papel. Toquei no seu
Rostinho e a sorrir pedi que ao transmitir
Fosse fiel. E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim

Roteiro com Adaptações de “Day of Prayer for Survivors and Victims of sexual abuse”

Em https://www.catholicbishops.ie/2018/02/05/day-of-prayer-for-survivors-and-victims-of-sexual-abuse/ Acesso em 17/08/2020)  

Nenhum comentário: