sábado, 25 de agosto de 2018

QUEM É O CATEQUISTA?


O catequista não é professor. É alguém que como o profeta Jeremias, foi seduzido pelo Senhor porque deixou-se seduzir por Ele (cf. Jr 20,7). Não é um profissional dotado de vários conhecimentos. É alguém que responde a um chamado de Deus, que abraça a sua vocação e no nome da Igreja, enviado em missão, anuncia a alegria do encontro com Jesus Cristo!

O catequista não tem alunos. Ele se faz caminhante com os iniciandos porque vê neles, como vê em si mesmo, almas sedentas de Deus (cf. Sl 63) que querem beber da fonte divina. Ele os conduz pela experiência de fé aos mistérios dos sacramentos.

O catequista não dá aula. Ele oportuniza encontros onde, juntos, catequistas e iniciandos se ajudam a distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom e o que não é (cf. Rm 12,2). É alguém que ensina pra viver o Reino de Deus no hoje da vida.

O catequista é antes de tudo, alguém que conhece Jesus, é alguém consciente da realidade. Ele sabe que todo sofrimento e morte é seguido de ressurreição, é Páscoa (cf. Mt 16, 21)! Por isso, ele mostra que seguir Jesus é renúncia de si mesmo, é atitude de posse da cruz da vida, mas é sobretudo seguimento que resultará em Vida Eterna (cf. Mt 16, 24.27).

O catequista é aquele que faz discípulos missionários para Jesus, porque sabe que é assim que a salvação de Deus os alcança!

Nenhum comentário: