quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mensagem por ocasião do Dia do Catequista

(Lc 13, 22-30)

Queridos irmãos e irmãs catequistas!

Parabéns! Hoje toda a Igreja tem a alegria de celebrar o dom da sua vocação!

É uma alegria termos Catequistas de Batismo, Catequistas de Catequese Eucarística, de Catequese Crismal, Catequistas do Matrimônio e de tantos outros momentos de educação da fé que a Igreja propõe como evangelização de todas as idades.

O Evangelho nos apresenta Jesus que "...atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém" (Lc 13, 22).

Essas duas atitudes de Jesus, ensinar e prosseguir o caminho são atitudes que inspiram a vida e a ação pastoral de todo catequista!

1. Ensinar.
O discípulo missionário de Jesus Cristo é aquele que também nos tempos de Nova Evangelização transmite a fé da Igreja. Ele ensina por palavras, gestos e testemunho porque é imbuído da Palavra de Deus e porque cultiva uma espiritualidade de íntima comunhão com Cristo. Ensinar é Catequizar. É dar respostas aos anseios, a busca de sentido - busca de salvação (cf. Lc 13, 25). Isso é feito por meio de um caminho.

2. Prosseguir o caminho.
Esse caminho que o Evangelho nos fala, que leva a Jerusalém, a Cidade Santa, palco do Mistério Pascal de Cristo, sua paixão, morte e ressurreição é o ponto alto da fé, do qual fazemos memória quando celebramos os sacramentos. O processo de Iniciação à Vida Cristã é o caminho pelo qual o Catequista conduz os iniciandos ao Mistério da Fé, à celebração sacramental.
Meus irmãos e irmãs, esse caminho é muito bonito! Por essa razão, não podemos fazê-lo de qualquer jeito, negligenciando o seu ponto mais importante, a iniciação aos sacramentos. De fato, não adiantaria estar à mesa, comer e beber (cf. Lc. 13, 26), mas não tornar-se verdadeiro discípulo missionário de Cristo,  praticar a injustiça (cf. Lc. 13, 27).
A Catequese nos leva à vivência dos valores do Reino, onde todos, não importa quem sejam, são convidados também a tomar lugar à mesa no Reino de Deus (cf. Lc 13, 29).

Que o Catequista Maior, Cristo Jesus, anime a todos nessa caminhada!


Catequistas da Paróquia São 
Mateus

Nenhum comentário: